Comissão Permanente do SINE Brasil

Pe. Márcio Santos Ramos

Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima em São Paulo – SP

Diocese de São Miguel Paulista

Conheci o SINE através de dois irmãos padres que partilharam comigo a experiência que eles estavam tendo na paróquia através da implantação do SINE. Conforme eles falavam dos elementos que constituem o SINE, eu ia me empolgando e pensando comigo mesmo: quero isso para a minha paróquia.

Havia uma inquietação em mim por observar muitos paroquianos, embora participantes na vida paroquial, aparentemente não estavam na igreja por Jesus ou não tinham uma intimidade com o Cristo. A própria participação da Santa Missa parecia não ser frutuosa.

Como eu já sabia da existência do SINE e da experiência dos meus irmãos padres, queria implantá-lo na paróquia, mas sabia que se fosse uma proposta só minha, poderia ter resistências da parte de muitos. Foi então que o Espírito Santo me iluminou para convocar e organizar uma assembleia paroquial que teve como tema: “Por uma Paróquia Missionária”. Foi uma experiência belíssima e inesquecível na paróquia. A paróquia tomou consciência de que precisava de conversão, de mudança.

Essa assembleia foi realizada no mês de maio do ano de 2013. Foi uma experiência eclesial única e inesquecível que ainda se faz presente no coração de muitos dos que participaram. Certamente tudo o que a paróquia vive hoje com o SINE é fruto dessa assembleia paroquial. Nesta assembleia foram criadas duas comissões. Convidei os membros de uma das comissões para fazermos o curso Diocese em Missão em São José dos Campos. Durante o próprio curso, me reuni com todos os integrantes da comissão e, ali mesmo, decidimos que o SINE respondia a todos os apelos que foram suscitados em nossos corações durante a Assembleia paroquial. Portanto, decidimos que iríamos implantá-lo como projeto de evangelização paroquial.

Desde então seguimos todos os passos para a implantação do Sistema Integral da Nova Evangelização.

Os frutos foram imediatos, logo após o primeiro retiro pudemos perceber que ali nascia uma nova Paróquia. E eu me senti um padre mais completo no exercício do meu ministério sacerdotal.