RETIRO DE EVANGELIZAÇÃO QUERIGMÁTICA

  • ARQUIDIOCESE DE SEVILLA – ESPANHA – Los Palacios y Villafranca – Paróquia El Buen Pastor – Ana Maria Poley: “Quero começar dizendo “OBRIGADA, JESUS” por chamar-me a esta grande família da Paróquia El Buen Pastor. Obrigada porque desde o primeiro dia que nos reunimos com o Pe. Francisco e nos deu a primeira explicação, senti algo muito especial em meu coração. […] Meu retiro foi maravilhoso, em meu encontro com Jesus lhe dei meu sim por inteiro. Obrigada pelos que vieram do Brasil, por seus esforços e entrega me fez dar-me conta que em primeiro, no centro de minha vida, está Jesus. Obrigada por este novo curso que serviu para confirmar, mais uma vez, que dessa forma é que eu quero trabalhar para Ti, Senhor, levar Tua Palavra e doutrina às famílias, às casas, uma por uma, para que Te conheçam melhor e mostre-lhes que Tu és amor, que nunca nos deixas sozinhos, está sempre disposto a escutar-nos. Nunca tive medo, mas vontade de aprender e agora menos depois deste novo curso, sinto mais desejo de ser tua discípula e missionária para trabalhar para Ti. […] E obrigada por minha pequena comunidade. Também são minha família e os amo muito. Sinto nela como o Espírito Santo ocupa o centro desse Cenáculo que formamos, como os Apóstolos com Maria. Ela sempre nos acompanha também. A ela dou graças por levar-me a Seu Filho”.

 

  • ARQUIDIOCESE DE SEVILLA – ESPANHA – Los Palacios y Villafranca – Paróquia El Buen Pastor – Maria Dolores Campos Morill: “No Retiro pude confirmar que para chegar a Deus primeiro temos que passar por Jesus; que minha fé é frágil e que a tenho que trabalhar, tenho que pedir, dia a dia, para que não me falte. Que a Igreja não é um edifício, que a formam as pessoas que creem e que se reúnem na missa, nos momentos de oração, de louvor etc. Que a evangelização me dá um pouco de medo, porque é uma meta muito alta e eu sou de metas mais baixas, porém as ponho nas mãos de Deus e seja o que Ele quiser”.

 

  • ARQUIDIOCESE DE SEVILLA – ESPANHA – Los Palacios y Villafranca – Paróquia El Buen Pastor – Concepción Ruiz Fernándes: “Para mim o Retiro foi um antes e um depois em minha vida. O encontro com Deus vivo foi impressionante. Algo que com palavras não se pode explicar, meu espírito subiu essa escada que é necessária para colocar Deus no centro de nossas vidas. O Retiro abriu todas as minhas lembranças boas e más, curando-as como ninguém mais pode fazer, senão Ele. Desde então, minha vida tem mudado substancialmente, de tal forma que todo o mundo me nota diferente, graças a Deus”.

 

  • ARQUIDIOCESE DE SEVILLA – ESPANHA – Los Palacios y Villafranca – Paróquia El Buen Pastor – Beatriz López Moreno: “Para mim, o Retiro foi voltar a nascer, viver o Retiro, ou melhor dizendo, ter uma vida nova, com minhas preocupações, com meu dia a dia, mas sempre com o olhar colocado em Cristo e com a alegria que só Ele pode dar. Agradeço à Paróquia e ao Pe. Francisco, por trazer uma Igreja evangelizadora e de portas abertas para que as pessoas possam experimentar em suas vidas que Jesus Cristo vive e que está dentro de nossos corações e que todos temos a grande oportunidade de oferecer o amor que temos recebido”.

 

  • ARQUIDIOCESE DE SEVILLA – ESPANHA – Los Palacios y Villafranca – Paróquia El Buen Pastor – Manuela Estevez Curado: “Sou uma simples dona de casa, casada e mãe de quatro filhos. Há um ano comecei a sentir que necessitava ir à Igreja. O Retiro Querigmático mudou minha vida, eu conheci um Jesus vivo com um coração batendo que me perdoa e me faz começar de novo, segurando em Sua mão, deixando-me guiar por Ele e confiando nEle. Tudo tem um sacrifício, mas estando com Jesus, tudo é mais fácil, Ele me ajuda a levar a cruz. Posso dizer que os milagres existem porque os tenho visto em mim. Essa missão que Jesus colocou em meu caminho, espero que dê muitos frutos… Jesus nos ama!”

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Cônego Jocemar Fontana: “Desde o último dia 30.04.2023 até hoje, 07.05.2023, a Paróquia São João Batista viveu o seu primeiro retiro Querigmático onde nós, retirantes, tivemos a oportunidade de fazer uma profunda experiência de um encontro pessoal com Jesus. O retiro foi uma experiência que nos fortaleceu na fé, nos ajudando a perceber de forma profunda o quanto Deus nos ama. Foi um tempo oportuno de reavivamento a partir de Jesus Cristo e de modo muito especial, da ação do Espírito Santo. Assim, começa na Paróquia São João Batista de Santo Augusto, um novo Pentecostes, uma nova etapa de uma nova história. Neste retiro, claramente foi possível sentir Deus falando, e de fato, falou de diversos modos. A seguir, o meu testemunho, o qual foi sem sombra de dúvidas, inexplicável. Num momento de oração e entrega, diante das inquietações, Deus me deu essa resposta: “De pé! Deixa-te iluminar! Chegou a tua luz. A glória do Senhor te ilumina. Sim, a escuridão cobre a terra, as trevas cobrem os povos, mas sobre ti brilha o Senhor, sobre ti aparece Sua glória. Não será mais o sol a luz do teu dia, nem será a lua que vai te iluminar a noite, mas o próprio Senhor será para ti luz permanente, e o teu brilho será o teu Deus” (Is 60,1-2.19). Concluo dizendo, “onde o Espírito de Deus está, milagres acontecem”. Esse tempo de retiro foi, de fato, um momento transformador”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Gelson Bueno da Silva: “Para mim, o Retiro foi muito especial, onde tive a oportunidade de me aproximar de Deus. Um momento em que mais marcou para mim foi onde tivemos que parar e pensar onde Deus estava em nossa vida. Foi onde senti muito forte em meu coração que Jesus deve sempre estar no centro do nosso coração. Foi onde senti uma permanência viva de Jesus em minha vida. A partir desse momento, minha vida mudou, e mudou para melhor; onde hoje, no meu dia a dia, sempre coloco Jesus na frente de tudo. Hoje posso dizer que sou feliz, pois tudo que eu quero e preciso, eu procuro em Deus”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Ivete Gruber Varino: “… Eu tinha uma vida muito conturbada, não tinha tempo para mais nada, só uns minutos para rezar e agradecer a Deus, mas algo […] me disse que eu tinha que fazer algo mais. Assim surgiu o convite para participar do SINE. Fui em frente na caminhada e no Retiro minha vida mudou completamente. Em um dos dias do Retiro, senti algo diferente, não sei explicar, parece que eu tinha nascido de novo, foi extraordinário, algo muito bom. Era o Senhor me chamando para fazer parte do Reino dEle. Hoje sou uma nova pessoa, seguindo os passos do Senhor Jesus, meu Mestre, Salvador, meu orientador de todos os dias a quem devo minha vida. Farei tudo para Ele me salvar deste mundo…”

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Teresa F. da Silva Lyssak: “O Retiro Querigmático na minha vida foi uma verdadeira restauração, começando do alicerce e sendo edificada a cada momento vivido nesses três dias de encontro. Foram dias de grandes aprendizados, uma experiência inexplicável, conexão, libertação, purificação, limpeza interior, proximidade intensa com Jesus. Momentos que vivi e quero lembrar por toda minha vida e poder partilhar e incentivar mais pessoas a buscar essa vivência cristã”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Marcos Paulo Pettenon: “Que momento maravilhoso, momento de encontro com Jesus, momento de glorificar Jesus e de proclamar o senhorio de Jesus em minha vida. Eu senti que foi especial, um sentimento inexplicável, um encontro que jamais tinha acontecido em minha vida. Momento em que consegui ver como estava afastado de Deus Pai, de Jesus e longe do Espírito Santo. Mas um momento de encontro, de reavivamento do meu Batismo, de reavivar o Espírito Santo em minha vida. Senti uma força inigualável brotando de dentro de mim, o calor do Espírito Santo agindo no meu coração. Muito obrigado por esse momento”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Lenir Lúcia Toso: “Quero agradecer aos irmãos do SINE que doam o seu tempo e, conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, foram instrumentos para possibilitar esse momento do meu renascimento em Cristo. Consegui sentir o amor, o qual tinha esquecido o seu verdadeiro significado. Minha vida está mudando, meu coração está se transformando, e hoje estou liberta de meus ressentimentos, me sinto importante, amada e forte, lutando contra o pecado! Estou voltando para a Casa do Pai. Não tenho palavras para explicar e descrever o que estou sentindo. Obrigada, irmãos”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Marcos Roberto de Souza Corrêa: “O Retiro, com certeza, foi um momento único e marcante na minha vida. Este Retiro me levou a confrontar: não bastava abrir algumas partes do coração, todas as portas foram abertas e a luz do Senhor iluminou tudo aquilo que estava escondido, oculto. Às vezes, somos como um prédio com a fachada linda, mas por dentro, tudo estragado. O Senhor operou em mim uma restauração completa, do velho homem para o homem novo. Louvado seja o Senhor Jesus Cristo!”

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Lila Teresinha Demenegui Medeiros: “Neste Retiro, eu me senti resgatada de um grande e profundo buraco […] Meu coração não é mais o mesmo, pois hoje sinto-o com um calor, uma euforia, uma vontade de sair gritando aos quatro cantos, chamando outras pessoas para que venham ter a experiência que tive e sentirem o que estou sentindo, esse fogo que arde em meu peito que hoje sei que é o Espírito Santo, pois hoje sei que só Ele pode nos dar essa felicidade, esse acalento em nossa alma. Eu fecho meus olhos e já me vejo em um grupo trabalhando, levando a Palavra, os ensinamentos que Jesus Cristo nos deixou. Eu não tenho medo do que está por vir nessa nova caminhada, pois sei que Jesus Cristo está junto de mim. Só peço a Ele humildade, sabedoria, inteligência, calma e tenho muita gratidão por Deus me permitir viver essa experiência”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Márcia Andréia M. Mossner: “Meu testemunho após este maravilhoso e abençoado Retiro é de muita gratidão a Deus, pois fui abençoada com um encontro pessoal com Ele de uma forma especial para mim. Senti profundamente o amor de nosso Deus Pai e a certeza de que sou amada e cuidada por Ele. Fortaleceu ainda mais minha fé com a chama do Espírito Santo”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Salete dos Santos: “Foi muito bom o Retiro, superou todas as minhas expectativas […] Fui tocada nos meus traumas do passado e fui libertada. Senti a presença muito forte do próprio Jesus Cristo caminhando e tocando a cada um de nós. A minha vida está transformada. Hoje não digo que tenho um grande problema, mas digo que tenho um grande Deus, que me ama, me protege e conduz a minha vida. Tenho mais paz e sou mais feliz”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Roseliani A. Gihm Gubiani: “Quando fui convidada a participar do Retiro, fui mais por curiosidade, mas os encontros preparatórios foram acontecendo e fui sentindo que eu precisava continuar. Então, com a graça de Deus e na certeza de que poderia aprofundar minha experiência de fé, senti que Deus tinha algo de muito bom para minha vida. Então, chegou o dia tão esperado, “Dia do Retiro”. Foi uma experiência única e maravilhosa, onde cada palavra, cada momento, eu sentia que tocava profundo em meu coração. Foi nesse momento que percebi o quanto Deus é maravilhoso e está presente em cada detalhe do nosso dia a dia. Basta deixar Ele agir. Sem Ele não somos nada. Pude aprofundar ainda mais minha fé, me aproximar de Jesus e experimentar o amor de Deus […]  Vivendo a experiência, sinto que preciso mostrar para outras pessoas que o amor de Deus é único, dar seguimento a essa caminhada, rezando e levando a Palavra. Hoje Jesus é o centro da minha vida”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Santo Augusto – Paróquia São João Batista – Elisabete Langner Felippin: “No início dessa caminhada não sabia exatamente o que seria o Querigma. Ouvi falar que era um encontro pessoal com Cristo. E isso bastou para eu sentir profundo desejo de viver essa experiência. E, realmente, foi de uma profunda transformação: sentir o amor de Jesus, o coração nunca mais será o mesmo. Embora durante a semana do Retiro tive a perda da minha mãe, […] eu não podia deixar de ir a esse encontro que penso que Deus já havia marcado. Foi durante o Retiro que percebi que Deus já vinha me preparando para esse momento. Meu coração, embora partido de dor, ao mesmo tempo estava leve. É como se Jesus falasse em meu coração que Ele estava comigo. […] Senti o mais doce e puro amor de Deus, o abraço de Jesus, Sua mão a me sustentar. E tenho total certeza de que Deus não nos abandona nunca”.

 

  • DIOCESE DE LUZIÂNIA – GO – Cidade Ocidental –  Paróquia Jesus Misericordioso – Mac Millan Cobalchini de Souza: “O Retiro Querigmático foi uma emoção tão forte que senti e vivi nesse ambiente, que não sei se consigo transmitir o tamanho da gratidão a Deus por tudo o que vivi. Só peço uma coisa: se entreguem e deixem o coração pronto para receber tudo. Permanecer e Perseverar sempre, eu não conheço outro caminho a não ser esse. Que felicidade é dar esse testemunho. Obrigado, Senhor”

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Constantina – Paróquia São José – Maria de Lourdes Cazarotto Martinelli: “Meu testemunho é que foi uma mudança de vida muito grande, consigo ver o mundo com outra visão. Às vezes, até sofro, porque não aceito as coisas erradas do mundo. Aprendi a colocar Deus a frente de tudo, agradecer por tudo, amar o próximo e a Deus. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade que tive de participar do Retiro de Evangelização”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Constantina – Paróquia São José – Lorena Castoldi Pan: “Que graça ainda estar viva (80 anos) para ver o que está acontecendo em nossa Paróquia de Constantina – RS. O Retiro Querigmático me ajudou na conversão a ver quanta coisa estava vivendo à toa. Parece que agora estou começando a viver verdadeiramente a fé em Jesus Cristo. Sempre trabalhei na Igreja – na Catequese, no Apostolado da Oração, na Liturgia -, mas agora estou começando a crescer na fé, na caridade”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Constantina – Paróquia São José – Jorge Luiz Selzler: “Foi uma transformação muito significativa em todas as dimensões da minha vida, aonde meu crescimento espiritual com o encontro com Jesus me abriu como uma luz, meu jeito de viver e de ser com tudo o que me cerca. Na oração, cresci também aonde dou muito mais valor a ela. Estou muito feliz com tudo o que Deus colocou na minha vida após o Retiro”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Constantina – Paróquia São José – Ivanir Ana Farezin: “Quero louvar e bendizer a Deus pelo dom da minha vida. Sou muito feliz por ter ouvido seu chamado e dizer: “Sim, aqui estou”. O Retiro Querigmático foi algo de maravilhoso. Hoje vejo Jesus na cruz com outros olhos, porque O vejo derramando Seu sangue por mim, carregando a cruz pela minha salvação, mostrando-me o caminho que me leva ao Pai. O encontro pessoal com Cristo e o derramamento do Espírito Santo foram as maiores graças já recebidas em minha vida. Desejo ardentemente que esse mesmo Espírito de Deus faça morada em mim”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Constantina – Paróquia São José – Armando Luiz Bandeira da Silva: “Eu tenho muito a agradecer ao meu Bom Deus por ter tido essa oportunidade. Jesus bateu em minha porta, e eu deixei Ele entrar em meu coração. Nunca mais quero me afastar dEle. Sei que o mundo me oferece tentações a todo momento, mas eu recorro ao Espírito Santo que me dá a força necessária para vencê-las. Hoje sou melhor do que já fui e amanhã pretendo ser melhor do que sou hoje. Por isso, através das orações e da leitura do Evangelho, fortaleço minha fé todos os dias”.

 

  • DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN – RS – Constantina – Paróquia São José – Antonio Luiz Volpi: “Eu me pergunto: Onde eu estava? Agora sei para onde eu vou, vou chegar nos braços do Pai do Céu. O Retiro me deu o caminho para seguir”.

 

  • DIOCESE DE CATANDUVA – SP – Itajobi – Paróquia São José – Daniela M. Silva Castanheira: Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco! É difícil descrever um sentimento que é indescritível! Mas esses dias de Retiro, para mim, foi um marco, um renascimento, um presente, uma nova oportunidade de Deus, de poder sentir o quanto Ele me ama! Cada palestra, cada momento de deserto, cada momento de partilha, me trouxe a uma realidade, a um onde pude voltar a enxergar Deus, em minha vida, andava há tempo muito revoltada, descrente. Hoje consigo sentir e viver o quanto Deus é maravilhoso. Vivia no automático, não tinha tempo para saborear Deus em minha vida. Sempre fui à missa e comungava, mas me sentia vazia. Hoje me sinto completa! Agradeço a Deus por Ele ter falado comigo através daquele pequeno “Pica-Pau” no momento de deserto maravilhoso. A quem tiver a oportunidade, faça! Não se arrependerá”!

 

  • DIOCESE DE SÃO MIGUEL PAULISTA – SP – São Paulo – Paróquia Santo Antônio – Sandra Bárbara Pereira dos Santos: “Eu me reconheci extremamente necessitada da presença de Deus e Ele conduziu lindamente a minha vida ao Seu encontro. Eu permiti ao Espírito Santo inundar o meu ser. Eu abri o meu coração a Ele para governar a minha vida. O resultado é de um coração transbordando de alegria e com mais sede de Deus e dependente dEle em todos os sentidos. Hoje dou prioridade às coisas de Deus. O fato de poder levar o amor de Deus para as pessoas e de poder ser discípula e apóstola de Deus, não tem preço. É a maior graça que Ele poderia me dar na vida, me escolher para evangelizar, para ser também uma ponte de ligação do amor de Deus a um coração sedento e necessitado dEle, não tem preço, é indescritível. É difícil traduzir em palavras tamanha alegria que carrego no meu coração em saber que o amor dEle me transformou e me conduziu ao caminho da Nova Evangelização, e também, de ganhar uma nova família e viver em comunidade”.

 

  • DIOCESE DE SÃO MIGUEL PAULISTA – SP – São Paulo – Paróquia Santa Rosa de Lima – Anônimo: “Somente a partir do “sim” e de tudo o que vivi durante todo o processo, pude entender que não vim a esse mundo só para viver, mas para fazer parte do projeto de amor, do plano de salvação. Viver por viver já não tem sentido, mas viver em Cristo muda tudo em minha vida”.

 

  • DIOCESE DE CAMPO LIMPO – SP – São Paulo – Paróquia Santa Edwiges e São Miguel Arcanjo – Mara Lúcia Luperim Cintra: “Vivo a cada dia com a certeza de um Amor Enorme, que posso experimentar em cada detalhe, a partir do meu sim, da minha adesão ao Senhorio do Senhor em minha vida”.

 

  • DIOCESE DE CAMPO LIMPO – SP – São Paulo – Paróquia Santa Edwiges e São Miguel Arcanjo – Edivanira Soares: “Viver o Retiro Querigmático é experimentar ser salva todos os dias. Como se todos os dias eu fosse resgatada da escuridão, da tristeza e vazio do ter e ganhasse a oportunidade de apenas ser, ser amada, ser cuidada de perto por um Pai amoroso, que não só me deu uma vida nova, mas uma vida com uma família, chamada pequena comunidade. Uma vida com mais amor e alegria. Sem essa intimidade com Deus não há como viver, não sei mais viver”.

 

  • DIOCESE DE CAMPO LIMPO – SP – São Paulo – Paróquia Santa Edwiges e São Miguel Arcanjo – Domingos José da Silva: “Antes desse projeto eu não acreditava no amor nem imaginava quão grande é o amor de Deus por cada um de nós. Achava que o mundo não tinha solução para tantos problemas. A partir da Jornada de Informação e do Encontro Pessoal com Cristo, tudo se transformou. Parece que tirei algo que tampava minha visão. Viver em pequena comunidade também é uma grande transformação diária e da vida toda. Não nos transformamos de um dia para o outro. Basta sermos dóceis ao Espírito”.

 

  • DIOCESE DE SANTO AMARO – SP – São Paulo – Paróquia São João Batista – Iranildes Borges: “Antes do Retiro, Jesus estava fora da minha vida. Hoje Ele ocupa o centro da minha vida. Eu sinto a presença de Jesus em todos os lugares que eu vou e em tudo o que faço. Foi uma experiência muito boa. Cada dia eu aprendo mais. O Espírito Santo vive em minha vida e em tudo Ele está comigo, em minha caminhada”.