Pe. Alfonso nasceu na cidade de Guadalajara, México,  no dia 29 de Setembro de 1935. Fez sua profissão religiosa como Missionário do Espírito Santo em 1953 e foi ordenado sacerdote 30 de Setembro de 1962. Especializou-se em Teologia e Filosofia em Roma e Friburgo, Suíça, no período de 1962/1965 (anos especiais devido à realização do Concílio Vaticano II). Foi formador e professor de Filosofia no México no Filosofado dos MSpS (Missionários do Espírito Santo) no período de 1966/67. Foi formador e professor de Filosofia e de Moral Fundamental no Seminário e na Faculdade de Teologia em Lima, Peru, no período de 1968/1970. Vasta experiência em assessoria em diversos movimentos da Igreja. Criou e formou um Centro de Evangelização, em 1974, tornando-se, então, formador do SINE (Sistema Integral de Evangelização), implantado em mais de 1000 paróquias em 24 países diferentes.

Formou e encaminhou a Fraternidade Missionários da Cruz, pessoas consagradas a serviço do SINE, desde 1983.

Pároco desde 1981, respondia, na data de seu falecimento, pela Paróquia Espírito Santo na Cidade do México.

A quem perguntava “De onde inventou o SINE?”, respondia: “Apenas estudei a fundo os documentos da Igreja, o Novo Testamento, para ir descobrindo a vontade de Deus para a Igreja. Não planejei a estrutura completa desde o princípio, nem o Centro de Evangelização, nem a Paróquia, nem o SINE, nem a Fraternidade Missionários da Cruz. Só estive atento aos sinais da voz e da vontade de Deus, cuidando de responder as novas necessidades e situações. Com responsabilidade e criatividade fui completando as coisas e dando vida ao que já estava aí”.

Um Padre que trabalhou incansavelmente para a renovação da Igreja. Gastou a vida sem saber descansar porque sempre teve pressa, pressa que a Igreja reencontrasse seu vigor, sua força e sua fecundidade, alicerçando suas estruturas numa experiência concreta e real de um Deus Vivo.

Faleceu em 02 de Junho de 2003 e está sepultado na Capela da Ressurreição, na Paróquia do Espírito Santo, na Cidade do México, onde ele atuava como Pároco.


Pe. Alfonso, um coração onde Deus pôde falar e uma vida que Deus realmente pôde usar.

.

Álbum de Fotos